Cairo, capital do Egito, é um daqueles destinos que despertam verdadeiro fascínio em viajantes do mundo inteiro. Está presente no imaginário popular, através de imagens das imponentes pirâmides, desertos e camelos; da fama de Cleópatra e dos faraós. A boa notícia é que uma viagem para o Egito não precisa ficar só na imaginação: boa parte do acervo histórico e cultural egípcio encontra-se bem preservado e facilmente acessível a partir de Cairo, uma megalópole de mais de 9 milhões de habitantes no Norte da África.
Confira as principais atrações turísticas:
As Pirâmides de Gizé
O complexo de pirâmides que é considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo é de fato impressionante, imperdível e fantástico.
Mercado Khan El Khalili
É o melhor lugar para comprar souvenirs e objetos de recordação e decoração.
Museu Egípcio
O Museu Egípcio, também conhecido como o museu do Cairo, reúne uma coletânea impressionante de obras e objetos da história do país e do mundo antigo. São tantas peças que a compreensão das datas e organização fica um pouco precária.
Torre do Cairo
A Torre de TV é o ponto turístico perfeito para uma vista panorâmica da cidade. Tanto durante o dia quanto à noite as visitas valem a pena, mas recomendamos especialmente no fim da tarde e começo da noite para que você possa ver a cidade iluminada e aproveitar um bom jantar no restaurante do topo da torre.
Passeio de barco no Rio Nilo
O Rio Nilo permitiu não só o surgimento das antigas civilizações da região do Egito como até hoje é imprescindível para a cidade do Cairo.
Cairo Copta
O bairro que fica na região do Cairo antigo (ao leste do Rio Nilo) é considerado a região católica da cidade, onde moram a maioria dos praticantes dessa fé.
Praça Tahrir
A Praça Tahrir é a maior praça pública do Cairo. Ela fica no centro e foi construída por volta de 1860. Além de ser um ponto turístico referência da cidade, a praça passou a ser ainda mais relevante na história do país em 1952 com a revolução que transformou o Egito em uma república e em 2011 quando foi palco dos protestos da chamada Primavera Árabe.
Dança do Ventre
Um passeio super bacana também é ver um show de dança do ventre ou ir a um restaurante que tenha o show incluso. Na cultura árabe esse estilo de dança é super valorizado e não só mulheres o dominam, os homens também gostam muito de dançar e frequentemente sabem os passos.
Mesquita do Alabastro
A Mesquita do Alabastro é a suntuosidade em forma de construção. O monumento localizado na Cidadela de Saladino demorou quase 30 anos para ficar pronto e tem Muhammad Ali Pasha (antigo governador do Império Otomano) como seu idealizador.
Saqqara
Ao sul do Cairo, é possível visitar a Pirâmide de Saqqara, uma das necrópoles mais importantes do antigo Egito. A pirâmide escalonada data do ano 2.630 antes de Cristo (no calendário cristão) e foi construída pelo faraó Djoser e seus homens.